Tempo dos Afetos

 

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O Tempo dos Afetos é um projeto implementado no presente ano letivo que ganhou um dos prémios atribuídos pelo orçamento participativo de Barcelos. A APEANE dá voz a este projeto aplicado na EB1 e JI Abade Neiva. Consciente dos benefícios da prática meditativa no bem-estar geral do indivíduo, pretendemos aplicar estas práticas ao contexto escolar, enquanto meio privilegiado para a promoção de estilos de vida saudável. Deste modo, a meditação afeta diretamente a forma de estar perante as aprendizagens e os seus pares. Apesar de já se verificar a existência de práticas de meditação em contexto escolar, este projeto pretende implementá-las de forma sistematizada, isto é, torna-las numa rotina escolar diária de alunos, mas também envolvendo professores, funcionários e pais. Assim, o projeto “TEMPO DOS AFETOS” envolve quatro turmas de 1º ciclo (80 alunos), 2 turmas de pré-escolar (50 alunos), seis professoras, seis funcionárias e os pais dos referidos alunos. Todos os alunos têm acesso à prática meditativa todos os dias antes da primeira aula da manhã e, também em pequenos momentos ao longo do dia, para que se potenciem as aprendizagens que decorrerem a seguir. A meditação nas escolas é uma prática cada vez mais comum. Sabemos hoje em dia através de vários estudos científicos que a meditação é uma ferramenta importante que auxilia na redução dos níveis de stress, ansiedade, acalma a mente, promovendo assim uma maior capacidade de concentração. Apesar de já não ser um tema novo, ainda suscita muitas dúvidas. Afinal em que consiste? Como aplicar? Tendo em conta os benefícios desta prática tanto para alunos como professores e pais, numa tentativa de expandir este projeto para o agrupamento de escola Gonçalo Nunes decidimos lançar uma nova proposta para o orçamento participativo do próximo ano. Como tal pretendemos oferecer formação e aulas de meditação e yoga aos docentes e funcionários das escolas e jardins-de-infância do agrupamento que queiram aliar esta ferramenta à rotina das suas aulas e momentos do seu dia. A formação terá como base introduzir conceitos e práticas de meditação ou mindfulness, como é muito chamado hoje em dia, propondo demonstrar como uma presença mais atenta e consciente trará impactos positivos na escola em geral e na sala de aula. Ao usar métodos que cultivam a atenção, a consciência, a reflexão e o trabalho colaborativo, o professor terá mais facilidade em promover o desenvolvimento dos alunos a nível académico e também pessoal e social. É uma mais valia dotar os professores de ferramentas, estratégias e competências que visem potenciar a qualidade do ensino, não apenas para os alunos, como também para os próprios docentes. Para ensinar meditação às crianças é necessário primeiro vivenciá-la e sentir, efetivamente, os seus benefícios, como tal a ideia fundamental deste projeto não será apenas dar formação e ir acompanhando os professores do agrupamento durante o ano letivo, como ainda proporcionar-lhes momentos de yoga e meditação, para que também eles beneficiem destas práticas e sintam realmente que faz sentido a sua partilha e aplicação em contexto de sala de aula. Para além deste processo com professores e funcionários pretendemos realizar consultoria em todas as escolas com a exceção da Escola Básica Gonçalo Nunes, por questões de logística. Em contrapartida queremos presentear os alunos interessados com dois momentos por semana de yoga e meditação, oferecendo-lhes um tempo em que podem trabalhar as suas emoções e beneficiar também eles deste processo. O que pretendemos concretamente: • Formação para docentes de técnicas de meditação/mindfulness na sala de aula. • Aulas de yoga semanais para docentes e funcionários • Aulas de yoga duas vezes por semana para alunos da Escola Básica Gonçalo Nunes • Consultoria mensal presencial a todas as escolas e/ou docentes sempre que solicitado (As aulas e/ou formações poderão ser realizadas presencialmente e/ou online) Contextos que pretende intervir: Escola e Família. Em que domínios pretende intervir: Saúde; Educação. Intervalo de idades dos beneficiários: A partir dos 3 anos. Concelho: Barcelos Fase de desenvolvimento: Expansão do projeto “Tempo dos Afetos” implementado na EB1 e JI Abade Neiva; Descrição sucinta do projecto: Consciente dos benefícios da prática meditativa no bem-estar geral do indivíduo, pretendemos aplicar estas práticas ao contexto escolar, enquanto meio privilegiado para a promoção de estilos de vida saudável. Deste modo, a meditação afeta de forma direta a forma de estar perante as aprendizagens e os seus pares. Apesar de já se verificar a existência de práticas de meditação em contexto escolar, este projeto pretende implementá-las de forma sistematizada, isto é, torná-las numa rotina escolar diária de alunos, mas também envolvendo professores, funcionários e pais. Assim, o projeto “TEMPO DOS AFETOS” pretende envolver todo o agrupamento de escolas Gonçalo Nunes. A intenção é que dar formação aos professores sobre como proporcionar pequenos momentos meditação na sala de aula com os seus alunos e oferecer-lhes uma prática semanal de yoga e meditação para que eles próprios possam sentir e usufruir da prática e da experiência e assim, de uma forma mais eficaz e sentida, passar essas vivências para os seus alunos. Serão realizadas consultorias inicialmente e sempre que necessário ou solicitado pelos professores. Um acompanhamento eficaz e constante durante o ano lectivo para que se possa colmatar todas as dúvidas na implementação destes momentos em sala de aula. O desejo é que todos os alunos tenham acesso à prática meditativa diariamente, para que se potenciem as aprendizagens que decorrerem a seguir. Apesar da maioria das escolas reproduzirem um sistema fragmentado dos saberes, é possível introduzir novas formas de articulação na rotina escolar, de modo a que as crianças integrem as vivências e os diversos saberes de forma significativa, a partir da própria experiência. Uma das formas de fazer isso é através do silêncio e da presença mental, na experiência do momento presente por via da meditação. Aplicação do projeto: Agrupamento de escolas Gonçalo Nunes Resultados esperados: O objetivo deste projeto é chegar ao maior número de crianças possível, espalhando o ensinamento da meditação por mais escolas, para que mais crianças possam beneficiar desta prática. Tornar a meditação uma prática intrínseca ao dia a dia da realidade escolar para que adultos e crianças usufruam de todos os benefícios inerentes a esta prática. Conclusão: Este projeto pretende melhorar a qualidade de vida da família, bem como dotar crianças e adultos de ferramentas psicossociais que lhes permitam responder aos desafios que se colocam. Mais do que bons resultados escolares. Orçamento: 2000€ / mês – para pagar às professoras envolvidas no projeto, pela aplicação e/ou consultoria das práticas meditativas na escola no decorrer do ano letivo; aulas de yoga e meditação para professoras, funcionários e alunos, para a formação em meditação e para apoio (sempre que solicitado) a professores e material necessário. Referindo-nos a 10 meses – 20.000€ por ano letivo.

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Referência do Projeto:

OPB Ref. 93/21


Custo Estimado:

até 25.000 €


Proponente:

Olga Maria Pinto Gonçalves Pereira