Caminho das Pontes sobre o Neiva

Cossourado

Património material e imaterial

Percurso de 7KM, de cariz arqueológico e paisagístico, situado na Freguesia de Cossourado. O percurso vai cruzando pelo Rio Neiva e Ribeiro de Nevoinho dando as conhecer as pontes existentes e sobe em direcção ao Monte S. Simão onde poderá admirar a paisagem e conhecer o conjunto arqueológico do Castro S. Simão, na descida do pela Rua do Calvário, o percurso dá a conhecer o património Religioso, passando pela Capela S. Simão, a Igreja de S. Tiago de Cossourado, as alminhas e a Capela da Senhora da Cadavosa.
O local de início e chegada tem parque de estacionamento, casas de banho, pretende-se sinalizar este percurso com sinalética para percursos pedestres, placas informativos da fauna, flora e do castro S. Simão, bem como do património religioso, criar pequenas áreas de descanso com mesas e bancos.
Ao existir na freguesia oferta hoteleira, casas de Turismo de Habitação, bem como Alojamento Local, pretende-se dar algo mais a quem nos visita, criando este percurso que pretendemos homologar pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Partilhar:

 

Referência do Projeto:

OPB Ref. 26/2019


Área Temática:

Património material e imaterial


Custo Estimado:

até 46.000 €


Proponente:

Paulo Jorge Gonçalves Esteves