Na minha juventude habituei-me a ver Areias de Vilar com caminhos e carreiros, espaços verdes limpos e arejados. Organizados de acordo com as necessidades do Homem da fauna sedentária e migratória. Os tempos foram mudando e o Homem talvez por ambição ou descuido, foi destruindo todo o ecossistema existente anteriormente, contribuindo para que hoje a flora esteja toda desordenada. Com essa desordenação a fauna sofreu graves alterações quer no seu habitat natural quer na sua sobrevivência.
Para recuperarmos novamente todo o ecossistema, proponho fazermos uma reflorestação de várias espécies de árvores (castanheiros, macieiras, cerejeiras, figueiras, oliveiras, nogueiras, pinheiros) em todo o concelho. Espécies essas que vão de acordo com os espaços onde a fauna mais necessita para a sua sobrevivência, assim como para o bem estar do Homem.
Esta minha proposta é para uma plantação de 50.000 árvores a distribuir por todo o concelho gratuitamente. Cada freguesia, depois de um estudo prévio, pode então adquirir o número de árvores de determinadas espécies para a área que esteja a necessitar. Motivando para a sua plantação todos os habitantes da freguesia.
Referência do Projeto:
OPB Ref. 56/2019
Custo Estimado:
até 50.000 €
Proponente:
Laurentino Gomes Martins