Tempo dos Afetos

Abade de Neiva

Educação e Juventude

A prática meditativa tem efeito sobre o desenvolvimento das dimensões cognitiva, afetiva e psicológica, permitindo que a criança se experiencie como um todo.

Contextos que pretende intervir:

  • Escola;
  • Família.

Em que domínios pretende intervir:

  • Saúde;
  • Educação.

Intervalo de idades dos Benefeciários: 6-12

Concelho: Barcelos

Fase de desenvolvimento: pré-projeto (em implementação).

Descrição sucinta do projecto:
Consciente dos benefícios da prática meditativa no bem estar geral do indivíduo, pretendemos aplicar estas práticas ao contexto escolar, enquanto meio privilegiado para a promoção de estilos de vida saudável. Deste modo, a meditação afeta de forma direta a forma de estar perante as aprendizagens e os seus pares, pelo que a APEANE decidiu dar voz a um projeto designado “TEMPO DOS AFETOS”. Apesar de já se verificar a existência de práticas de meditação em contexto escolar, este projeto pretende implementá-las de forma sistematizada, isto é, torna-las numa rotina escolar diária de alunos, mas também envolvendo professores, funcionários e pais. Assim, o projeto “TEMPO DOS AFETOS” envolve quatro turmas de 1º ciclo (80 alunos), 2 turmas de pré-escolar (50 alunos), seis professoras, seis funcionárias e os pais dos referidos alunos. A ideia é que todos os alunos tenham acesso à prática meditativa todos os dias antes da primeira aula da manhã e, também em pequenos momentos ao longo do dia, de forma a que se potenciem as aprendizagens que decorrerem a seguir.

Este projeto pretende melhorar a qualidade de vida da família, bem como dotar crianças e adultos de ferramentas psicossociais que lhes permitam responder aos desafios que se colocam. Mais do que bons resultados escolares, necessitamos de dotar as nossas crianças de competências sociais, dando-lhes a oportunidade de se conhecerem melhor e, desta forma melhor se relacionarem com o “outro”, seja ele o par ou o adulto. Um cidadão mais consciente está mais preparado para contribuir positivamente para o desenvolvimento do concelho.

Partilhar:

 

Referência do Projeto:

OPB Ref. 60/2019


Área Temática:

Educação e Juventude


Custo Estimado:

até 6.150 €


Proponente:

Olga Maria Pinto Gonçalves Pereira